Heartstopper é uma websérie de quadrinhos que conta a história de Charlie, que é assumidamente gay, e Nick, que está descobrindo sua bixesualidade. Essa série é muito especial para mim, pois foi através dela que de fato comecei a ler em inglês sem medo ou vergonha.
Para quem não estava ciente, existem outras histórias no mesmo universo, e segundo a própria Alice podem ser lidas separadamente já que são livros únicos e contam histórias de diferentes personagens.
Mesmo assim, sempre tem aquele leitor que sente que qualquer eater eggs pode ser um spoiler e gostar de ler os livros em ordem cronológica. E é para esses leitores que decidi escrever esse texto.
Mas atenção aos avisos de gatilho indicado no começo de cada livro. Mesmo tendo uma escrita fluída e bem gostosa, Alice Oseman trás em suas histórias assuntos como: distúrbios alimentares, bullying, depressão, tentativas de suicídio, auto-mutilação, comportamentos obsessivo-compulsivos, ansiedade, ataques de pânico, uso de drogas, discussões sobre sexo e masturbação, relacionamento romântico abusivo, parentalidade abusiva, homofobia, bifobia, transfobia, afobia.
Então vamos a ordem cronológica, encontrada no site da Alice Oseman.
- Heartstopper volume 1 - capítulos 1 e 2
- Heartstopper volume 2 - capítulos 3
- Heartstopper volume 3 - capítulos 4
- Heartstopper volume 4 - capítulos 5 e 6
- This Winter (spin-off ainda não traduzido, disponível em ebook e parperback)
- Heartstopper volume 6 - (a ser confirmado*)
- Heartstopper volume 7 - (a ser confirmado*)
* Alice falou que a série terá 8 ou 9 capítulos, então os volumes 6 e 7 ainda não foram confirmados, vai depender do tamanho dos capítulos.
- Solitarie (traduzido como Um Ano Solitário, a Alice esta reescrevendo esse livro para uma nova reempressão)
- Radio Silence (traduzido como Rádio Silêncio)
- Party girls (spin-off online, não é necessariamente cânone, mas precisa ter lido Solitare e Radio Silence antes)
- Nick And Charlie (spin-off ainda não traduzido, disponível em ebook e parperback)
- I was born for this
- Meeting Lister (spin-off online de "I Was Born For This", ainda não traduzido)
- The Incident (spin-off online interativo, ainda não traduzido)
- Loveless (traduzido como Sem Amor)
Observações importantes:
Esse foi originalmente escrito em junho de 2021 após assistir o vídeo da Katie, linkado abaixo. Porém não estava muito animada para publicá-lo na época.
Esse foi originalmente escrito em junho de 2021 após assistir o vídeo da Katie, linkado abaixo. Porém não estava muito animada para publicá-lo na época.
Ontem 22 de abril de 2022, dia do lançamento da adaptação da série Heartstopper para a Netflix, decidi mexer novamente no texto. E me empolguei mais ainda para postar quando vi o vídeo da Ingrid, também linkado abaixo.