terça-feira, 19 de abril de 2022

Homem utiliza livro de romance como um manual para reconquistar a amada

 


Não sei bem quanto tempo faz desde que fiz uma resenha por escrito, então vamos começar da premissa que lembro como fazer isso e que não tem jeito errado de fazer, ok?

Clube do Livro dos Homens é uma série de livros de 4 volumes até o momento (o quinto volume vai lançar no final de 2022), cujo o primeiro livro também chama Clube do Livro dos Homens. Até o momento (terminei de ter o quarto volume há alguns dias, abril/22) a série trouxe protagonistas masculinos heteros cis, que tem o objetivo de aprender mais com os mochinhos dos livros, perder a masculinidade toxica. Em paralelo a isso e talvez o verdadeiro objetivo do clube: conquistar o amor da sua vida e ser um bom amante.

Com narração em dois pontos de vista e com essa premissa já sabemos quem é o casal a se formar no final do livro. Tivemos todos vários clichês como: amigos de infância que se casaram, casamento falso, casamento acabando, CEO pegador e mocinha batalhadora.

Por trás do clichê os livros abordam superficialmente temas sérios como: masculinidade toxica, falta de prazer sexual (sim, a garota até finge orgasmo), virgindade, assédio sexual no trabalho, abandono familiar, doação de órgãos, censura, sequestro/tortura. Eu digo superficialmente porquê não tem cenas muito gráficas, a não ser as cenas de sexo (essas são bem descritivas).

A leitura flui de forma rápida, a escrita é tão gostosa que mal percebo a passagem do tempo (sério, eu li os volumes 2, 3 e 4 em dois dias). Os personagens são maravilhosos, a amizade entre as protagonistas femininas é da um quentinho no coração, e engraçado de ver que elas ficam um pouco chocadas pelos pares participarem de um clube do livro com foco em romance. A amizade entre os rapazes não fica de fora, ela é sem dúvida o que torna o livro ainda mais incrível.

E o plus é que em podemos ver algumas passagens dos livros que eles estão lendo para o clube. Além das discussões sobre a história, não é aquela coisa que diz que o personagem faz e você nunca viu.

Me surpreendi positivamente com a premissa do primeiro livro e ainda mais quando realizei a leitura do mesmo. Acabo de ler os volumes seguintes e aguardo ansiosamente para novembro para ler o mais recente lançamento que já comprei na pré-venda (aproveitei que apareceu uma promoção no ebook em inglês).