Recentemente eu conclui o curso "Como aprender inglês (ou qualquer outro idioma) por conta própria" do mestre poliglota Steve Kaufmann, co-fundador da plataforma de aprendizagem LingQ, nascido no Canadá e compreende mais de 20 idiomas diferentes podendo ter uma conversa básica ou intermediária na maioria deles.
Esse curso que eu fiz é gratuito e tem duração de 1 hora, dividido em várias sessões de 3 a 11 minutos sobre diversos tópicos, e está disponível com áudio original em inglês e também com descrição (em texto) simultânea na plataforma da Udemy.
Achei que seria interessante compartilhar algumas das dicas que o Steve deu no módulo "Leitura e Escuta". E além disso adicionei o vídeo de uma entrevista dele com o poliglota Gabriel Silva, que é brasileiro e também consegue compreender mais de 20 idiomas sendo completamente fluente em 11 deles.
As dicas para quem está nos estágios iniciais de uma aprendizagem são...
1. Tente ouvir coisas que você já conhece.
Mesmo de uma forma limitada, você ainda tem uma chance de entender o que esta acontecendo. Utilize transcrição/legendas se necessário.
2. Ouça coisas onde os termos se repetem.
Assim você acaba entendendo por meio da associação da repetição.
3. Consuma conteúdos que sejam interessantes.
Exemplo: literatura, vídeo game, esporte, tecnologia, turismo. E sempre tente ter a transcrição desses conteúdos.
4. Leia muito.
Mas não apenas coisas que você está ouvindo. Toda leitura é extremamente valiosa em termos de dar a você familiaridade com o idioma, introduzindo um novo vocabulário.
5. Varie as coisas que você está escutando.
Depois de um tempo, nossa capacidade de absorver coisas que já ouvimos antes começa a diminuir. Por isso, é importante ter uma variedade de material, tendo dois ou três tipos diferentes de conteúdo.
6. Continue ouvindo.
Não tenha medo. Na linguagem, o progresso do aprendizado é lento.
7. Continue lendo.
Ler é extremamente poderoso. Quanto mais você treina o cérebro na leitura, melhor se torna a sua capacidade de se expressar e de escrever.
- - -
São dicas simples não é mesmo? E são até bastante comuns para quem já é poliglota, mas ainda sim são ótimas para se lembrar quando se está aprendendo um novo idioma pois fazem muita diferença na prática.
Agora deixo vocês com um bate papo (em português brasileiro) entre o Steve e o Gabriel.
Até a próxima!
Vi