Nos últimos 8 dias participei do Programa Seeds for the Future (Ano 2022), que é um intercâmbio cultural oferecido pela empresa Huawei, que reúne estudantes do mundo todo com o objetivo de capacitar e preparar profissionais de tecnologia nas mais modernas ferramentas disponíveis no mercado.
Essa ano a edição ocorreu foi 100% online, na minha turma estavam participando pessoas do Brasil e Portugal, simultaneamente estava ocorrendo outra turma com pessoas de países hispanicos (ou seja que falam espanhol).
Tivemos minicursos sobre 5G, Computação na Nuvem e Inteligência Artificial. Além de mentoria sobre elaboração de projeto, elaboração de Pitch. Também tivemos a oportunidade de conhecer pessoas incríveis que já trabalham dia-a-dia com tecnologia e aproveitaram a oportunidade de compartilhar suas experiências conosco.
- Caroline Brandão, Gerente de Projetos na ITU - International Telecommunication Union,
- André Castro, Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ministério da Educação do Brasil,
- Anastasiia Isakii, CEO e Fundadora da LifeSkills4Me,
- Caroline Hein, Gerente de Programação na Heraeus,
- Miriam Theobald, COO e Co-Founder da DONGXii.
Infelizmente não pudemos realizar a viagem presencial para a China, mas isso não foi completamente perdido, pois a organização pensou em tudo, eles basicamente nos levaram (via chamada de vídeo) para assistir uma apresentação de dança ao vivo, também acompanhamos uma visita a um dos restaurantes locais para conhecer os pratos típicos da região. Por último, não menos importante fizemos uma visita guiada pelo Galileo Exhibition Hall da Huawei para conhecer mais sobre como as tecnologias mais recentes estão sendo utilizadas em diversos tipos de aplicações nas áreas da saúde, segurança e educação.
Mas não parou por aí, na verdade preciso recapitular que no primeiro dia os participantes foram separados em equipes que tinha o objetivo de juntas todas as informações adquiridas e apresentar uma aplicação tecnológica inovadora. Meu time escolheu o melhor nome "Cuzcuz", que para que não sabe é o nome da melhor comida já feita que é muito comum no nordeste do brasileiro. Nosso projeto foi sobre a detecção e prevenção de incêndios no Cerrado Brasileiro, com possibilidade de expansão para outros lugares do mundo que passam pelo mesmo problema.
E foi isso. Essa oportunidade só foi possível graças ao meu coordenador de laboratório, Moacyr Regys (que foi meu professor e coordenador durante o curso técnico e também meu professor na faculdade de engenharia) por me ligar para me incentivar a me inscrever nesse programa de intercâmbio, que mesmo não sendo online, me possibilitou uma experiência incrível na qual eu pude trabalhar como líder de equipe e destravar o meu inglês já que eu tinha terminado o curso e não usado muito desde então.
Gostaria agradecer a Annabelle Low, que foi minha mentora de equipe durante esses oito dias. Eu não vou te esquecer. Um fato engraçado é que no último domingo eu estava com a minha irmã mais nova enquanto conversava com a Belle. E após sair da chamada ela saiu correndo para a mesa de café da manhã falando para todo mundo "Sabia que a Vitória tem uma professora na China!?".
Um obrigada especial para a equipe Cuscuz! Foi ótimo trabalhar com vocês. E talvez nos encontremos novamente na Competição Global.
E para participar do programa como faz?
O ideal é acompanhar o site e as redes sociais da Huawei, eles sempre avisam quando será iniciado o processo de inscrição para alunos de graduação e pós-graduação.
Quando participei da edição de 2022 foi necessário enviar o currículo atualizado em .pdf, e como sempre estou com o meu linkedIn atualizado basicamente é só dar um ctrl C + ctrl V nas informações e jogar em um arquivo .doc e converter para .pdf e anexar no processo de inscrição.
Também foi solicitado o envio de um vídeo de apresentação em inglês que eu postei em meu canal no YouTube como não listado caso tenha interesse de ver.